Turismo |
Hotel Hollyster está localizado próximo a um dos principais atrativos turísticos de Curitiba o Jardim Botânico.
Para quem deseja conhecer um pouco mais de Curitiba, nossa equipe está preparada para informa-los sobre os principais locais para visitar como parques, museus, praças assim como a melhor forma de se chegar nestes atrativos confirma alguns dos principais pontos turísticos de Curitiba
JARDIM BOTÂNICO
O Jardim Botânico Fanchette Rischbieter foi inaugurado em 1991, com uma área de 245 mil m².
Seus jardins geométricos e a estufa de três abóbadas tornaram-se um dos principais cartões postais de Curitiba.
A estufa abriga espécies vegetais raras de todo o Brasil. Sua arquitetura, em estrutura metálica e estilo art-noveau, foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres, no século 19.
O Jardim Botânico conta ainda com o Museu Botânico, trilhas em bosque de araucárias, lago, quadras esportivas e um velódromo.
Localização: Rua Ostoja Roguski, no bairro Jardim Botânico (antigo Capanema)
MUSEU OSCAR NIEMEYER
Oscar Niemeyer foi o responsável pelo projeto arquitetônico do museu, que tem 33.000 m² de área construída, dos quais 15.300 m² destinados a exposições, inserido num complexo de 144.000 m² que inclui o Bosque Papa João Paulo II e a Aldeia da Cultura.
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. É considerado o maior da América Latina.
Localização: Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, em Curitiba.
ÓPERA DE ARAME
Sobre um lago de 7.200 m2, atravessando uma passarela elevada, você tem acesso a esse teatro que é referência da moderna arquitetura de Curitiba.
Construído em uma pedreira desativada, o palco ocupa 400 m2 e conta com 1998 lugares entre plateia e camarotes.
Inaugurado em 1992, o projeto do arquiteto Domingos Bongestabs foi todo construído em aço e coberto com policarbonato transparente.
Completa o belo cenário uma cascata de dez metros de altura.
Localização: Rua João Gava, s/nº – Pilarzinho
PARQUE BARIGUI
O parque Barigui é o mais visitado da cidade, e o terceiro maior parque de Curitiba. Possui um lago com área de 230.000 m² que deságua no Rio Barigui.
Diversas espécies de animais vivem livres no parque, como aves, capivaras e ainda outros animais nativos, que fazem do Barigui sua morada.
Dentre os equipamentos que o Parque possui constam: churrasqueiras, quiosques, pistas de bicicross e aeromodelismo, canchas poliesportivas, equipamentos para ginástica, estacionamento, restaurante, parque de diversões, Museu do Automóvel, Parque de Exposições e Centro de Convenções que recebem diversas feiras o ano todo, Estação Maria Fumaça e a Sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Possui um heliponto, que oferece serviços de voos panorâmicos pela cidade de Curitiba, somente nos finais de semana.
Pode ser visitado diariamente, em horário livre.
Localização: Bairros Bigorrilho e Cascatinha, entre a BR-277 (Rodovia do Café) e a Avenida Manoel Ribas. Pode ser acessado também pela Avenida Cândido Hartmann.
PARQUE TANGUÁ
Inaugurado em 23 de novembro de 1996 preserva a natureza num local destinado inicialmente para abrigar uma usina de reciclagem de caliça e lixo industrial.
Seu interior conta com o o Jardim Poty Lazzarotto com: portal de acesso, mirante a 65m de altura, cascata e um grande jardim em estilo francês com canteiros de flores e espelhos d’água- de onde projeta-se o belvedere, na forma de terraço elevado em meio a um tapete verde. Nos três pisos do belvedere encontram-se distribuídos decks metálicos, bistrô, sanitários públicos, loja e torres para observação.
O Jardim Poty Lazzarotto eterniza a memória do artista plástico Napoleon Potyguara Lazzarotto, um curitibano nascido no aniversário de Curitiba, em 29 de março de 1924. Poty, ainda menino rabiscava sonhos em papel de embrulho, no restaurante Vagão do Armistício, a beira dos trilhos da estrada de ferro, no bairro Cajuru. Cresceu e sua arte está em livros, gravuras, quadros, murais, painéis, ruas e praças da cidade. Poty viveu entre nós até 8 de maio de 1998.
Localização: Rua Oswaldo Maciel
RUA XV DE NOVEMBRO – RUA DAS FLORES
A Rua das Flores é um charmoso espaço para pedestres no Centro de Curitiba, a poucas quadras do Hostel Roma.
Muitas lojas, cafés, o famoso Bondinho da XV, um dos prédios mais notáveis é o Palácio Avenida, onde acontecem as apresentações do Natal mais famoso do país!
É caracterizada por edifícios e sobrados centenários, bares turísticos e canteiros de flores (trocadas a cada estação do ano) em toda a sua extensão.
A Rua das Flores é palco de artistas de rua, como palhaços que interagem com os passantes, músicos e homens-estátua.
Caminhar pela Rua XV é um passeio imperdível, não vá embora de Curitiba sem passar por lá!
LINHA TURISMO
Uma das formas de conhecer Curitiba é embarcando em um dos ônibus double decker da Linha Turismo, linha especial que circula pelos principais pontos turísticos da cidade, entre eles, parques, museus, teatros, mirantes, espaços culturais, centro histórico, bairro gastronômico, memoriais étnicos e o recém-reformado Mercado Municipal. Com a aquisição da cartela com 5 tíquetes, no valor de R$ 45,00, é permitido desembarcar em 4 dos 25 atrativos turísticos de sua preferência.
O visitante poderá assim contemplar e desfrutar do local que escolher pelo tempo que quiser, reembarcando nos próximos ônibus que tem a cada 30 minutos. O serviço opera regularmente de terça a domingo, a partir das 9 horas até as 17horas e 30 minutos, com saída inicial na Praça Tiradentes, no centro da cidade. Nos períodos de férias de Julho e de Dezembro a Fevereiro, a Linha Turismo passa a funcionar todos os dias.
Locais de passagem: Praça Tiradentes/Catedral, Rua das Flores, Rua 24 Horas, Museu Ferroviário, Teatro Paiol, Jardim Botânico, Mercado Municipal/Mercado de Orgânicos, Universidade Federal do Paraná/Teatro Guaíra, Paço da Liberdade, Passeio Público/Memorial Árabe, Centro Cívico, Museu Oscar Niemeyer, Bosque João Paulo II/Memorial Polonês, Bosque Alemão, Bosque Zaninelli/Universidade Livre do Meio Ambiente, Parque São Lourenço, Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski, Parque Tanguá, Parque Tingui/Memorial Ucraniano (2 paradas), Santa Felicidade, Parque Barigui, Torre Panorâmica, Setor Histórico
Mais informações: www.urbs.curitiba.pr.gov.br/transporte/linha-turismo
FEIRA DE INVERNO DE CURITIBA
Ao todo, serão 80 barracas, sendo 11 na Santos Andrade e 69 na Osório. Os destaques são os estandes de alimentação – são 25 na Osório e seis na Santos Andrade – e de artesanato, com duas oficinas, 22 barracas e quatro de artesanato culinário.
Além disso, entidades beneficentes vão administrar cinco barracas para a venda de pinhão e do quentão. Outra opção são as roupas de festa junina, vendidas por artesãos locais.
FEIRA DO LARGO DA ORDEM
No Centro histórico encontram-se construções como a Sociedade Garibaldi, o Museu de Arte Sacra, as Ruínas de São Francisco, o Memorial de Curitiba, entre outros.
O local também é popularmente conhecido como Largo da Ordem e aos domingos é realizada a tradicional Feirinha do Largo. A feira possui mais de mil barracas, com os mais diversos tipos de produtos, entre eles artesanatos e comidas típicas.
No período noturno o Largo da Ordem atrai o público com diversos bares, restaurantes e pubs.
PASSEIO DE UM DIA
Trem Curitiba – Morretes www.serraverdeexpress.com.br
Caminho Do Vinho – São José Dos Pinhais – www.caminhodovinho.tur.br
Lapa – www.lapa.pr.gov.br
Ilha do Mel/ Paranaguá
DICAS DE SITES
TripAdvisor: O que fazer
Onde ir Curitiba – www.ondeircuritiba.com.br
Instituto Municipal de Turismo de Curitiba – http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br
Fundação Cultural de Curitiba – http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br